14.1.10
Contradições
Ontem à noite, no À Noite, as Notícias, na RTPN, João Adelino Faria fartou-se de falar da «inflação negativa». Ou fui eu que me fartei de o ouvir falar? O pior é que, durante o dia, já tinha ouvido a locução na rádio. Não pude deixar de rir e, a não ser que agora ande ainda mais atento, julgo que a insistência no seu uso é facto novo. Julgo que estamos perante uma contradictio in adjecto, uma contradição nos termos, pois o atributo é a negação do sujeito. Então o termo técnico — e os jornalistas pelam-se por um termo técnico, mesmo que o não compreendam nem saibam explicar — não é deflação?
Curiosamente, o exemplo de contradictio in adjecto (juro que não fui eu a redigi-lo!) no Routledge Dictionary of Language and Linguistics, de Hadumod Bussmann (Londres: Routledge, 1996, p. 102), é creeping inflation.
[Post 3012]
➤
1 comentário: