Definição: «gorila-das-montanhas»
4.2.26
Só que pode estar melhor
«The mountain gorillas were already restricted to a handful of forest fragments. Hunting alone caused the Virunga gorilla population to drop from 400-500 individuals in 1960 to 260-290 during Amin's regime» («Gorillas are what we want to be, says Gladys Kalema-Zikusoka», M. Nobinraja, The Hindu, 3.02.2026, p. II).
Só esta informação, entre outros dados do artigo, já contribuirá para melhorar a definição de ➜ gorila-das-montanhas ZOOLOGIA (Gorilla beringei beringei) subespécie do gorila-do-oriente que habita florestas montanhosas entre 2200 e 3900 metros de altitude, nas regiões de Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo; distingue-se pela pelagem espessa, negra e comprida, e por viver em grupos familiares coesos; é a mais rara das subespécies de gorila, com uma população inferior a mil indivíduos.
[Texto 22 349]
edit
1 comentário:
A definição do vocábulo gorila-das-montanhas foi hoje consideravelmente melhorada no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «ZOOLOGIA (Gorilla beringei beringei) subespécie de gorila-do-oriente que vive em áreas de florestas montanhosas (entre os 2000 e os 4000 metros de altitude, aproximadamente) da África Central (em territórios do Ruanda, do Uganda e da República Democrática do Congo), destaca-se pela pelagem escura, espessa e comprida e por viver em grupos familiares coesos, sendo a mais rara das subespécies de gorila, com uma população inferior a mil indivíduos».
Enviar um comentário