Léxico: «forint | fillér»
18.2.26
Preparemo-nos
«Péter Magyar, o adversário político de Viktor Orbán, lançou a campanha para as eleições de 12 de abril um dia depois do primeiro-ministro húngaro, com a aposta no combate à corrupção, na saúde e nos transportes, mas sobretudo com uma mensagem pró-europeia, e que inclui preparar o país para adotar o euro em 2030» («Magyar quer Hungria na moeda única em 2030», C. A., Diário de Notícias, 17.02.2026, p. 23).
Ainda falta algum tempo, mas parece-me quase inevitável. Entretanto, podemos e devemos melhorar a definição do nome da unidade monetária e enriquecer a etimologia. Assim, proponho ➔ forint ECONOMIA unidade monetária da Hungria, introduzida em 1946, subdividida em 100 fillér, subunidade entretanto retirada de circulação.
Quanto à etimologia, vem do húngaro forint, e este do italiano fiorino, «florim», do latim medieval florenus, «(moeda) de Florença».
Ora bem, disseram-no a tempo: isso obriga-nos a dicionarizar também ➔ fillér ECONOMIA antiga subunidade monetária da Hungria, correspondente a 1/100 de um forint, retirada de circulação em 1999. Vem do húngaro fillér, e este do alemão Heller, designação de pequena moeda de baixo valor corrente na Europa Central, originalmente ligada à cidade de Hall (na actual Alemanha).
[Texto 22 454]
edit
Sem comentários:
Enviar um comentário