Léxico: «ciclogénese rápida»

Esta é a geral


      «[O climatologista] Mário Marques explica que o fator-chave é o contraste entre ar frio a Norte e ar mais quente a Sul. Este desequilíbrio cria condições propícias a uma ciclogénese rápida, ou seja, à formação e intensificação acelerada de uma depressão atmosférica. Em termos práticos, isso significa que a pressão atmosférica pode descer de forma acentuada em poucas horas, aumentando a instabilidade e dificultando a previsão exata da intensidade do fenómeno» («Depressão Marta traz instabilidade ao continente: o que pode acontecer nas próximas horas?», Olímpia Mairos e Anabela Góis, Rádio Renascença, 6.02.2026, 18h36).

      Ora, Porto Editora, nós já acolhemos um caso particular desta, que é a ciclogénese explosiva. Assim, proponho ➜ ciclogénese rápida METEOROLOGIA processo de formação e intensificação rápida de uma depressão atmosférica, caracterizado por um decréscimo acentuado da pressão atmosférica no centro do sistema num curto intervalo de tempo, geralmente associado a forte contraste térmico entre massas de ar, podendo provocar instabilidade atmosférica, ventos fortes e precipitação intensa.

[Texto 22 373]

⋅ ── ✩ ── ⋅


P. S.: Veio para ficar pois, todos os dias me deparo com ela: «Duas empresas especialistas em telhas cerâmicas, que revestem a maior parte dos telhados em Portugal, ajudam a perceber as causas para tantos telhados terem tido problemas, de maior ou menor dimensão, durante o comboio de depressões que está a afetar o país. E explicam porque é tão difícil encontrar telhas compatíveis com as que as casas estão revestidas» («Porque é que tantos telhados cederam ao mau tempo? “Má aplicação” e “falta de manutenção”», João Carlos Malta, Rádio Renascença, 6.02.2026, 13h57).


Etiquetas ,
edit

Sem comentários:

Arquivo do blogue