Léxico: «exame de Montreal»
4.2.26
Está a precisar de MoCA
«Trump, de 79 anos, insiste ter obtido resultados “perfeitos” num teste cognitivo “exigente”, a última vez em 2025. O republicano nunca refere o teste pelo nome, mas a descrição dos exercícios de identificação e de ordenação de imagens indicia que será o exame de Montreal, uma ferramenta de diagnóstico de Alzheimer» («De Washington a Bruxelas pergunta-se se Donald Trump está bem», Pedro Guerreiro, Público, 2.02.2026, p. 20).
É melhor guardá-lo no sítio certo ➜ exame de Montreal MEDICINA nome comum do Montreal Cognitive Assessment (MoCA), instrumento breve de avaliação criado em 1996 para detectar défices cognitivos ligeiros, especialmente em casos de suspeita de Alzheimer; inclui provas de linguagem, memória, orientação, atenção e funções executivas, como a identificação de imagens, cópia de figuras, repetição de palavras e ordenação de elementos.
[Texto 22 347]
edit
1 comentário:
A locução exame de Montreal foi hoje registada no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «MEDICINA teste breve desenvolvido para despistar formas ligeiras de défice cognitivo (nomeadamente, em casos de suspeita de Alzheimer), que inclui provas de linguagem, memória, atenção ou ordenação de elementos».
Enviar um comentário