Léxico: «merogueiro | merogo»

Dicionários fora dos dicionários


      Não estão nos dicionários, mas depois o país real conhece-as e usa-as diariamente, essa é que é essa: «É que numa das bancas da feira Isaltino [Morais] encontrou a fórmula para a vitória do candidato nestas presidenciais: “Merogueiro ‘prà’ próstata.” Porque se a coisa não vai lá com ervas medicinais, então não vai com nada. Mas se der resultado, daqui para a frente é sempre a subir!» («Gouviagra e Melo», Sónia Dias, Correio da Manhã, 14.01.2026, p. 22).

[Texto 22 260]


Etiquetas ,
edit

2 comentários:

Helder Guégués disse...

O vocábulo merogueiro foi hoje registado no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «Trás-os-Montes BOTÂNICA (Arbutus unedo) planta de porte arbóreo ou arbustivo, da família das Ericáceas, pode atingir mais de dez metros de altura e tem caules tortuosos, folhas alternas, lanceoladas e de margens serradas, flores esbranquiçadas reunidas em panículas e frutos bacáceos comestíveis (merogo), de cor vermelha quando maduros, sendo também conhecida por êrvodo, ervedeiro, etc.; medronheiro».

Helder Guégués disse...

O vocábulo merogo foi hoje registado no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «Trás-os-Montes fruto (bacáceo) do merogueiro apreciado pelo seu sabor agridoce e pela sua utilização no fabrico de álcool; medronho».

Arquivo do blogue