Léxico: «semiurgia»

Pois se o usamos


      «O livro tornou-se uma espécie de refém, algo que não tem já qualquer ação em si mesmo, que foi ocupado e soçobrou ao destino da mercadoria, incapaz de mover os ânimos e lhe opor qualquer resistência. Nesse movimento de estetização do mundo, o texto desagrega-se facilitando a sua transformação em imagens, a sua organização semiológica. Como nos avisava Baudrillard, “o que estamos a testemunhar, para além do materialismo mercantil, é uma semiurgia de todas as coisas através da publicidade, dos meios de comunicação social, das imagens. Até o mais marginal e o mais banal, inclusive o mais obsceno, é estetizado, culturalizado, museificado”» («Rentrée. O mutismo dos livros frente à orgia publicitária editorial», Diogo Vaz Pinto, «Versa»/Nascer do Sol, 26.09.2025, p. 16). 

      Podemos encontrá-lo em várias obras e por isso acho que está na hora de o dicionarizarmos. Assim, proponho ➜ semiurgia LINGUÍSTICA, SEMIÓTICA, TEORIA DA COMUNICAÇÃO actividade de produção de sentido mediante signos; operação discursiva, mediática ou simbólica que cria ou organiza um universo de significação próprio, por vezes autonomizado em relação à realidade empírica; processo através do qual discursos, imagens ou códigos constroem regimes de sentido e modelam a percepção do mundo.

[Texto 22 321]

Etiquetas ,
edit

2 comentários:

Helder Guégués disse...

O vocábulo semiurgia foi hoje registado no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «termo cunhado pelo sociólogo francês Jean Baudrillard (1929-2007) para designar o fenómeno da expansão dos processos de produção de sentidos mediante signos, nomeadamente através dos meios de comunicação de massas, criando universos de significação próprios, por vezes autonomizados em relação à realidade empírica».

Helder Guégués disse...

Como é natural, aproveitaram e também dicionarizaram o adjectivo, semiúrgico. Ficou assim: «relativo a semiurgia (fenómeno da expansão dos processos de produção de sentidos mediante signos)».

Arquivo do blogue