Léxico: «prontidão»

Pronto, era isto


      «Escolas e creches podem vir a ser fechadas a partir desta tarde, anunciou a Protecção Civil. Chuva, vento e neve colocam Portugal em “estado de prontidão especial”. GNR adopta medidas de prevenção» («Neve: Portugal entra em “estado de prontidão especial”. Escolas e creches podem vir a ser fechadas», Miguel Pinheiro Correia, Observador, 22.01.2026). 

      Onde está esta «prontidão» nos dicionários? Não está. Assim, proponho ➔ prontidão 1. qualidade daquilo que está pronto ou é feito sem demora; brevidade na resposta ou na acção; 2. presteza ou desembaraço; capacidade de reagir com rapidez e eficácia; 3. facilidade de percepção ou de execução; 4. disponibilidade para agir ou cooperar; atitude receptiva e diligente; 5. PROTECÇÃO CIVIL, FORÇAS DE SEGURANÇA, FORÇAS ARMADAS estado de alerta e preparação operacional decretado por autoridades competentes, que implica a mobilização total ou parcial de meios humanos e materiais, a intensificação da vigilância e a adopção de medidas preventivas, com vista a garantir resposta rápida e coordenada perante uma ameaça ou emergência; pode assumir diferentes níveis, conforme os procedimentos internos de cada entidade ou país.

[Texto 22 293]

Etiquetas ,
edit

1 comentário:

Helder Guégués disse...

Esta acepção do vocábulo prontidão foi hoje registada no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «estado de alerta e preparação operacional de força civil, militar e/ou de segurança, decretado pelas autoridades competentes, com vista a garantir resposta rápida e coordenada perante uma ameaça ou emergência».

Arquivo do blogue