Definição: «foneticismo»

Um pouco mais complexo


      «Levando às últimas consequências o foneticismo invocado para justificar o AO90, a escrita corrente transformar-se-ia numa mistela irreconhecível. Só que esse foneticismo, como sabemos, foi apenas pretexto para vender a políticos ignorantes nesta matéria uma “unificação” ortográfica tão patética que mesmo os seus criadores afirmam que não passou dos 2%» («O silêncio não se escreve? Grafemos “umanidade” e “erói”», Nuno Pacheco, Público, 15.01.2026, p. 6). 

      Ora ainda bem que isto apareceu, porque estamos a precisar, como verão, de uma melhor definição de ➔ foneticismo 1. LINGUÍSTICA sistema de escrita baseado na representação dos sons da fala por meio de letras ou sinais fonéticos, como sucede na escrita alfabética ou silábica; 2. LINGUÍSTICA doutrina ou tendência que privilegia a aproximação entre grafia e pronúncia, com desprezo pelos princípios etimológicos ou morfológicos, especialmente em propostas de reforma ortográfica; opõe-se ao etimologismo.

[Texto 22 267]


Etiquetas ,
edit

2 comentários:

Helder Guégués disse...

A primeira acepção do vocábulo foneticismo foi hoje corrigida no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «LINGUÍSTICA sistema de escrita baseado na representação dos sons da fala por meio de letras ou sinais fonéticos».

Helder Guégués disse...

A segunda acepção do vocábulo foneticismo foi hoje registada no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «LINGUÍSTICA sistema ou princípio ortográfico que, por oposição ao etimologismo, privilegia a aproximação entre grafia e pronúncia, secundarizando princípios etimológicos ou morfológicos».

Arquivo do blogue