Definição: «delta» | Léxico: «distributário»
23.1.26
Não tão simples
«An international research team has found a systemic drop in land elevation across India’s river deltas driven mostly by human activities. The researchers were motivated by the lack of high-resolution data of river deltas’ subsidence worldwide even though they support more than 340 million people» («Study shows India’s deltas sinking due to human activity», The Hindu, 22.01.2026, p. 11).
O que ficou claríssimo da leitura do artigo é que o conceito de delta é muito mais complexo do que o dicionário da Porto Editora deixa ver: «GEOGRAFIA planície aluvial, geralmente de forma triangular (forma de delta), situada na parte terminal de um rio e resultante da acumulação de sedimentos». Até seria algo tautológico, se o falante conhecesse a letra delta. Geralmente, dizes bem, mas muito variável. E não é meramente uma planície. Assim, proponho ➔ delta GEOGRAFIA formação sedimentar situada na foz de certos rios, geralmente com configuração triangular, lobulada ou em leque, resultante da acumulação de materiais aluviais num corpo de água de menor energia (mar, lago ou estuário), onde o caudal do rio se subdivide em diversos canais (distributários) e se prolonga por uma área plana ou ligeiramente inclinada, frequentemente sujeita a subsidência, variações no nível do mar e ocupação humana intensa.
Diga-se também, é a oportunidade, que te faltam não menos de cinco acepções de «delta».
[Texto 22 285]
⋅ ── ✩ ── ⋅
P. S.: Ah, sim, também não tens, excepto em bilingues, ➔ distributário GEOGRAFIA cada um dos canais em que se subdivide o leito de um rio, especialmente num delta, divergindo do curso principal e conduzindo o caudal para o mar, um lago ou outro corpo de água.
edit
2 comentários:
A definição do vocábulo delta, nesta acepção, foi hoje corrigida e melhorada no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «GEOGRAFIA formação sedimentar situada na foz de certos rios, geralmente com configuração triangular, resultante da acumulação de materiais aluviais num corpo de água de menor energia (mar, lago ou estuário), onde o caudal do rio se subdivide em diversos canais (distributários) e se prolonga por uma área plana ou ligeiramente inclinada».
O vocábulo distributário foi hoje registado no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «GEOGRAFIA diz-se de curso de água que se separa e afasta do curso principal de um rio».
Enviar um comentário