Léxico: «géstica»

O gesto é tudo


      «A géstica do maestro não cria som, mas influencia decisivamente o som. O estilo de cada um dos maestros pode alterar-se. E há uns que são mais espalhafatosos, outros menos [afirma Rui Massena, em entrevista]» («Rui Massena. “Estou mais elitista do que alguma vez estive. É preciso defender os bons valores”», José Cabrita Saraiva, «Versa»/Nascer do Sol, 2.01.2026, p. 28). 

      Pode intuir-se do que se trata, mas temos de a levar para os dicionários, pelo que proponho ➔ géstica MÚSICA conjunto de gestos usados pelo maestro para dirigir uma orquestra ou coro, correspondendo a uma linguagem corporal codificada e expressiva que transmite indicações de tempo, dinâmica, carácter e entradas, sem produzir som mas influenciando decisivamente a interpretação musical por parte dos executantes.

[Texto 22 295]


Etiquetas ,
edit

1 comentário:

Helder Guégués disse...

O vocábulo géstica foi hoje registado no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «MÚSICA conjunto de gestos usados pelo maestro para dirigir uma orquestra ou coro, correspondendo a uma linguagem corporal codificada e expressiva que visa transmitir indicações de tempo, intensidade, etc.».

Arquivo do blogue