Definição: «cranioplastia»

Pouco menos que nada


      «Há quem nunca mais consiga voltar a trabalhar. Suzi já estaria a trabalhar, “se já tivesse feito a cirurgia” final. Precisa de uma cranioplastia. Há que reparar a falha óssea no crânio resultante da operação de salvamento do hematoma subducal a que foi sujeita no Santo António» («Ana e Suzi tiveram de reaprender a falar e querem ajudar outros», Ana Cristina Pereira, Público, 24.01.2026, p. 27).

      A definição de «cranioplastia» da Porto Editora é simplesmente caricata: «MEDICINA operação plástica praticada sobre o crânio». Porquê «sobre»? E cuidado com aquele «plástica», as cabecinhas fracas podem não entender. Assim, proponho ➔ cranioplastia MEDICINA operação cirúrgica reconstrutiva do crânio, destinada a corrigir falhas ósseas provocadas por traumatismo, malformação congénita ou intervenção neurocirúrgica anterior, com recurso a enxertos ósseos ou a materiais sintéticos biocompatíveis; visa restaurar a forma e a integridade estrutural do crânio, podendo também ter finalidade estética.

[Texto 22 299]

Etiquetas ,
edit

1 comentário:

Helder Guégués disse...

A definição do vocábulo cranioplastia foi hoje corrigida e melhorada no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «MEDICINA cirurgia efectuada para corrigir falhas ósseas do crânio e garantir a sua forma e integridade estrutural».

Arquivo do blogue