Definição: «biciclo»

Acabamos assim


      Só na semana passada é que, graças a um excelente programa no Conta Lá, fiquei a saber que a tradução de penny-farthing é «biciclo». Até entrevistaram um viajante inglês, Joff Summerfield, que se tornou construtor deste tipo de bicicleta e que já viajou numa por todo o mundo. Também entrevistaram vários participantes da fantástica Tweed Run, onde se viam alguns biciclos. A Porto Editora define-o assim: «veículo com duas rodas de diâmetro diferente, sendo a da frente maior, actualmente em desuso». Podemos melhorar quer a definição quer a etimologia, pelo que proponho ➔ biciclo TRANSPORTES veículo de duas rodas de diâmetros desiguais, com a dianteira significativamente maior do que a traseira, geralmente responsável tanto pela propulsão como pela direcção; de uso corrente na segunda metade do século XIX, conserva‑se hoje sobretudo em contextos históricos, turísticos ou recreativos. 

      Quanto à etimologia, vem do inglês bicycle (1868), pelo francês bicycle (1855), de bi- + cycle, este do grego kýklos, «roda, círculo».

[Texto 22 265]

Etiquetas ,
edit

2 comentários:

Helder Guégués disse...

A definição do vocábulo biciclo, no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, foi hoje amplamente melhorada. Ficou assim: «veículo actualmente em desuso, com duas rodas de diâmetro diferente, sendo a dianteira significativamente maior e, geralmente, responsável pela direcção».

Helder Guégués disse...

A nota etimológica do vocábulo biciclo, no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, foi hoje melhorada, na sequência do que aqui escrevi. Ficou assim: «Do inglês bicycle, "idem", pelo francês bicycle, a partir do latim bis, "dois, duplo"+kỹklos, "círculo; roda"».

Arquivo do blogue