Como se escreve nos jornais

Uma maneira de dizer

      Mais um obituário não assinado no Diário de Notícias. Morreu o chefe (o DN continua a preferir-lhe o galicismo chef, mas no título usou o despretensioso termo «cozinheiro») catalão Santi Santamaría. «O cozinheiro foi ainda autor de algumas polémicas, muito devido à rivalidade com outro chef catalão, Ferran Adrià» («O cozinheiro catalão das sete estrelas Michelin», Diário de Notícias, 17.02.2011, p. 47).
      «Autor de polémicas» é uma maneira de dizer, talvez inadequada. Se tivesse gostado de contar anedotas, chamá-lo-íamos porventura «autor de anedotas»? Fazia afirmações polémicas (ou só provocadoras: «A boa cozinha defeca-se.»), gostava de travar polémicas, de polemicar.

[Post 4447]

Etiquetas
edit

6 comentários:

Paulo Araujo disse...

Mergulhando fundo na etimologia, Santamaría e Adrià foram protagonista e deuteragonista, respectivamente, na gastronômica polêmica; ou vive-versa? Numa sentença interrogativa vernácula, cinco bem perceptíveis étimos gregos.

Anónimo disse...

Diacronismo? E obsoleto!?
O Houaiss na certa não consultou as gramáticas e os livros didáticos com que fui educado. E isso pelos idos de 1980 e 1990.

R.A. disse...

Obrigado, Paulo Araújo. Polido, como sempre.
Há pouco, por lapso, não coloquei o R.A. no comentário que saiu anónimo.

Anónimo disse...

Suponho que por lapso «celtíbero» esteja por «celtibero», e «Iberia» por «Ibéria»...

*
Quanto ao mais, já Camões, aludindo a Vénus e à língua portuguesa (cito de memória), «na qual quando imagina, com pouca corrupção crê que é latina».
Se hoje Vénus ainda imaginasse no português, com pouca corrupção cria que era inglês...
- Montexto

Anónimo disse...

O Houaiss eletrônico apresenta alguns problemas. Por exemplo: quando falávamos de "gama", fui consultá-lo e percebi que um dado modo de exibição só trazia a acepção 1; mudando para o modo tradicional, que simula o dicionário em papel, aparecia toda a definição do verbete. Talvez isso possa ter acontecido com "sentença". É uma sugestão. (Pode inclusive conferir o problema de "gama"; talvez eu carecesse de atualização...).

Paulo Araujo disse...

Quanto a 'gama' no Houaiss 2009, eletrônico, são 7 acepções na entrada ¹gama, iguais em qualquer modo de exibição; mas ainda existem ²gama, ³gama e 4gama.

Arquivo do blogue