Léxico: «hostel»
18.1.11
Só podemos adivinhar
Etiquetas
Definições
«As sete colinas definem os conceitos. Cada um deles é alusivo a um elemento característico de Lisboa: o eléctrico, o candeeiro verde, a Ponte 25 de Abril, a sardinha, o Santo António, a guitarra portuguesa e o beirado das janelas. A partir daí, nascem os graus de separação deste hostel com vista privilegiada sobre o rio; os pisos estão divididos entre os dos Santos Populares, o das comidas tradicionais, o dos bairros típicos e o dos fadistas» («Sete colinas num ‘hostel’ lisboeta», Davide Pinheiro, Diário de Notícias, 18.01.2011, p. 52).
Apesar de estar no título, o jornalista nunca explicou o conceito de «hostel», como se fosse familiar aos leitores. Etimologicamente, deriva de hospitalis, tal como «hospital», «hostal», «hotel», «hostería»... Aqui explica-se o conceito.
[Post 4332]
edit
4 comentários:
Semelhantemente a motel, um empréstimo que ficará:
"hos.tel [ingl.] s.m.(o) Alojamento básico ou pequeno hotel, muito simples e de diária barata, que não oferece nem refeições nem enxoval, destinado princ. a jovens viajantes. * Pl.: hostels. * Pronuncia-se róstel." Sacconi, 2010.
Uma evolução modernosa de alberque, hospedaria, pensão, ou mesmo, estalagem.
Recordo declarações de Paulo Mendo, então Ministro da Saúde, que se referia a "hostel", sublinhando que era neologismo, quando falava da necessidade de instalações hoteleiras próximas do hospital (hos[pital+ho]tel) destinadas a acolher doentes e familiares em estadias breves.
Claro que ficará.
Daqui em diante naquilo que só por inércia ainda se chama português tudo quanto for empréstimo, desvio ou roubo, maiormente de proveniência bife ou camone, directa ou indirecta, pegará de estaca, espancará, escorraçará e substituirá a forma legítma, cujos respectivos utentes ou falantes padecem de um novo tipo de síndrome de imunodeficiência.
Eu é que continuo a duvidar da necessidade de isto ter de ser necessariamente assim. Parece-me que podia ser bem diferente. Enfim, mais uma excentricidade cá minha!...
- Montexto
Exactamente, caro Paulo Araujo.
Enviar um comentário