Léxico: «bipé»
23.1.11
Metralhadora MG34 montada no bipé.
Imagem tirada daqui
«Ainda de acordo com aquela força policial, a referida metralhadora apreendida encontra-se em estado novo e dispunha de um bipé. Em termos históricos, a MG34 foi usada na Segunda Guerra Mundial como arma de defesa contra tanques e aviões» («Metralhadora rara apreendida em bairro», Público, 19.01.2011, p. 22).
Nunca tinha visto esta palavra fora dos dicionários. No Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora está registada: «MILITAR órgão de apoio para o tiro de certas armas de infantaria, constituído por duas pernas em ângulo, que, por meio de uma braçadeira, se ligam à parte anterior do cano.» Mas não está correcto: é especialmente este apoio de certas armas, mas não só: aplica-se a todo o tipo de apoio semelhante.
Tripé, bipé... Unipé? Não, por acaso não: se precisarmos de o dizer, só temos o vocábulo unípede. É pena.
[Post 4348]
edit

3 comentários:
Não basta dizer, simplesmente, "pé"?
Em fotografia o termo usado é "monopé", que é o acessório semelhante a uma vara extensível que substitui o tripé quando é necessária maior mobilidade. Vê-se muito nos estádios de futebol e em outros recintos desportivos. Dá muito jeito para apoiar as longas teleobjectivas que se usam nessas ocasiões.
É também usado por ornitólogos para apoiar os seus óculos de observação.
. Bípede, adject., que tem 2 pés; bipé, subst.
. Unípede, adject., que tem um pé; unipé ou monopé, subst. (isto se «unípede» for só adjectivo).
Não me parece mal, e, «se non è vero, è bene trovato».
- Montexto
Enviar um comentário