Infinitivo flexionado

Também movediças


      Mais uma vez a questão do infinitivo e da sua flexão. Leiam esta frase: «Mas também ouvimos pessoas rejubilar com essa mesma erosão […].» Com verbos sensitivos, defendem alguns estudiosos da língua, não se flexiona o infinitivo. Mas há excepções, alertam outros: se o sujeito vier antes do verbo no infinitivo, a flexão do infinitivo já é obrigatória. É o que eu também defendo. Ora, é justamente o caso da frase que cito acima. Logo, eu escreveria (e corrijo, porque sou revisor e tenho de tomar decisões, que, por vezes, sou chamado a justificar): «Mas também ouvimos pessoas rejubilarem com essa mesma erosão […].»
      É este caso idêntico ao dos dragões? Não é: a de hoje tem uma estrutura diferente, estão em causa dois verbos e dois sujeitos. Mas vale a pena compará-las. Gostava de conhecer a opinião dos meus estimados leitores.

[Post 3721]
Etiquetas
edit

2 comentários:

Francisco Agarez disse...

Corrijo: Queria dizer "Ouvi rejubilar pessoas" mas "Ouvi pessoas rejubilarem"?

Franco e Silva disse...

Concordamos. São dois verbos e dois sujeitos diferentes, logo: «Nós ouvimos pessoas a rejubilarem-se». Comparemos com «Eu ouvi pessoas a rejubilarem-se» e com «Todos ouviram o Manuel a rejubilar-se».

Arquivo do blogue