Definição: «hélio»
1.2.26
Actualizemos os usos
«Helium is famous for making balloons float, voices squeak, and as a critical resource for MRI machines and aerospace engineering. Helium is expensive and scarce, finding leaks quickly is essential, but that’s easier said than done because helium is also chemically inert and sensors, which usually rely on chemical reactors, have a tough time detecting it» («Study detects elusive helium gas leaks with sound waves», Vasudevan Mukunth, The Hindu, 29.01.2026, p. II).
Bem podemos, perante estes exemplos, actualizar e ampliar os usos do hélio. Assim, proponho ➜ hélio QUÍMICA elemento químico gasoso, incolor, inodoro e quimicamente inerte, com o número atómico 2 e o símbolo He, pertencente à família dos gases nobres; usado em criogenia (nomeadamente na refrigeração de ímanes supercondutores), no enchimento de balões e dirigíveis, em aparelhos de respiração para mergulho ou uso médico (como diluente do oxigénio), na detecção de fugas por espectrometria de massa, em processos industriais como a soldadura, na cromatografia de gases, em aplicações aeroespaciais e na investigação científica de fenómenos quânticos a baixíssimas temperaturas.
[Texto 22 324]
edit
1 comentário:
A definição do vocábulo hélio foi hoje melhorada no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Ficou assim: «QUÍMICA elemento químico, gasoso, incolor e inodoro, com o número atómico 2 e o símbolo He, pertencente à família dos gases nobres, utilizado com várias finalidades, nomeadamente em criogenia (na refrigeração de ímanes supercondutores), no enchimento de balões e dirigíveis, em aparelhos de respiração para mergulho ou uso médico (como diluente do oxigénio), em processos industriais como a soldadura ou em aplicações aeroespaciais».
Enviar um comentário