«Salto/tacão»

Sondagem

      Os dois rapazes estavam sentados a «bater com os saltos dos ténis contra a parte de baixo de um banco». Não é, propriamente, um problema de tradução, porque heel («heels of their sneakers») tanto se pode verter por «salto» como por «tacão». Primeira pergunta: «tacão» é mesmo «subtipo» de «salto», como se lê aqui? Segunda: «tacão» é regionalismo? Hum... Para o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, salto é a «parte do calçado que alteia o calcanhar»; tacão é o «salto do calçado». Sinónimos puros, então. O que me parece é que «salto» é o termo mais usado, mas com alguma preferência (?), que não associo a regionalismo, pelo uso de «tacão» se é referido a calçado de homem. Os meus leitores têm a mesma ideia?
      «Quando o táxi apareceu, a tia Ângela Margarida saiu batendo com os tacões no soalho, nos degraus, na calçada do jardim microclima, e no portão de ferro que gemia» (O Vento Assobiando nas Gruas, Lídia Jorge. Revisão de Filipe Rodrigues. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 5.ª ed., 2006, p. 167).

[Post 4657]

Etiquetas
edit

5 comentários:

Bic Laranja disse...

Pode ser que na gíria do sapateiro, por necessidade do ofício, se defina salto e tacão com aquele um rigor quase absurdo. O falar corrente tem os pés mais assentes no chão (se não meter os pés como na tradução). Salto e tacão passam por sinónimos até ao se baterem ruidosamente (os saltos não se batem, os tacões sim); as sapatilhas (ou ténis) não têm tacão, têm calcanhares, justamente por lhes faltar a rigidez dos tacões. Por serem de sua natureza rijos, os tacões - e por se usarem estrepitosamente na ordem unida militar, creio -, é que os ligamos muito às botas.
Cum

Bic Laranja disse...

Até se baterem ruidosamente...
(Chiça!)

R.A. disse...

Costumo ouvir "saltos" mais associados a calçado de senhora.

Francisco Agarez disse...

Concordo com o Paulo Araújo. Acho que os ténis têm, simplesmente, calcanhar. Ou não?

Anónimo disse...

«Tomam-se mesas de assalto, este e aquele acena aos colegas já abancados, entram mulheres que parecem hesitar entre as saladas e os sumos, na realidade tentando manter o equilíbrio sobre os tacões-agulha» (Rentes de Carvalho, blogue «Tempo Contado», 14.04.2011).
— Mont.

Arquivo do blogue